O que você não sabe e o que você sabe, mas esqueceu.
O mercado financeiro é fascinante e cheio de histórias. Histórias essas que ajudam a moldar nosso entendimento sobre como o dinheiro e os investimentos funcionam.
Veja alguns fatos curiosos sobre esse universo:
→ Nem só de física e astronomia vivia Newton: o gênio inglês também investia. Ele obteve ações do ramo de extração de ouro na América do Sul. Viu seu investimento dobrar a quantia no início, contudo, após um tempo, as ações que adquiriu foram desvalorizando rapidamente.
→ Bolsas de Valores que não acabavam mais: em nosso país, em um passado não muito distante, já houve várias Bolsas de Valores. Uma por estado. Todavia, com o passar dos anos, essas bolsas foram se fundindo, restando apenas a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo);
→ Mulheres investidoras: foi-se o tempo em que mulheres não eram vistas no mercado financeiro e na Bolsa de Valores. O percentual feminino nesse universo teve uma crescente. Em 2021, eram 31%, já em 2022, o número de mulheres investindo passou para 36%. Para termos noção, em abril de 2021 a B3 alcançou o número histórico de 1 milhão de mulheres investindo em renda variável.
→ Bulls e Bears: o touro e o urso, no mercado financeiro, representam o movimento de alta e baixa, respectivamente. Contudo, há um simbolismo por trás de ambos. Quando se está em “bull market”, a alta se dá pelas chifradas do touro, que impulsionam para cima. Agora, quando temos um “bear market”, há uma baixa devido às patadas voltadas para baixo do urso.
→ Cada pregão com a sua mania: mesmo sendo conhecida por ter uma jornada de trabalho extensa, a China tem o pregão com uma duração que não condiz com a sua fama. Durando apenas 4 horas, tendo as negociações interrompidas para o almoço. Essa prática é adotada nas bolsas de Singapura e Turquia, com o intuito de aumentar o volume de negociação.